segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Técnica de aquecimento vocal para cantores



Quando falamos de música estética, significa que podemos observar tecnicamente o belo, analisando a produção sonora como afinada, com respiração correta, com apoio (diafragma), fluindo livremente, na textura correta, sem forçar e sem deixar transparecer qualquer dificuldade com tonalidades em graves ou agudos.

Porém, acreditamos que a expressividade é um todo. Além das técnicas aplicadas ao canto, também devemos observar a postura do cantor ou cantora: como se apresenta, como transparece sua essência, como sorri e como o corpo responde a essa expressividade.

Quando cantamos, nossos olhos, nosso corpo, nossa face, correspondem a tudo o que a música representa em nós. Quando cantamos para o Deus da vida – e procuramos através das canções levar pessoas para Ele –, devemos preparar verdadeiramente nossa expressão para isso.

Falando em técnicas de voz, deixo aqui alguns exercícios para que você possa fazer antes de qualquer apresentação ou na sua comunidade quando for cantar nas celebrações ou nos grupos de oração ou em qualquer outra ocasião.

Antes de qualquer exercício, tente relaxar seu corpo, boceje mesmo sem vontade, relaxe seus ombros, solte seus pulmões (inspirando e expirando), percebendo como está seu corpo, quando se sentir à vontade faça os exercícios com atenção.

O cantor sempre deve se preocupar com sua postura. É importante que você não deixe os ombros levantados e à medida que os pulmões se enchem de ar você percebe a compressão do diafragma. Vá com calma, procure sempre a qualidade vocal e isso virá com o tempo, não force sua voz em nenhum exercício.

Respiração: Inspire tranqüilamente e, em seguida emita um 'SSSSSSSSSSS' soltando o ar vagarosamente, economizando-o. Procure fazer o mais lentamente possível. Faça o mesmo com 'ZZZZZZZZZZ', 'FFFFFFFFFFF', 'CHHHHHHHHHH' três vezes cada um.

Esse exercício também pode ser feito em staccato, legato. Ao iniciar exercícios de respiração observe que a inspiração deve ser feita pelo nariz, com as narinas dilatadas e a garganta bem aberta. A expiração deve ser feita pela boca.

Ressonância: Com nossa boca fechada e sem apertar os lábios, imagine um bocejo reprimido. Inspire lentamente, prenda a respiração por três segundos e com a boca fechada solte 'MMMMMMMMM' em tom grave e vá subindo a altura. Comece com um volume baixo e vá aumentando. Emita esse som com a ponta da língua levemente apoiada por detrás dos dentes superiores e de boca fechada, sem apertar os lábios nem os dentes. Faça este 'MMMMMMMMM' bem nasalado durante cinco segundos abrindo a boca. Transforme-o em 'AAAAAAAA'. O 'MMMMMMMMM' ficará nasalado enquanto o 'AAAAAAAA' oralisado. Faça isso umas dez vezes.

Há também exercícios de percepção musical auditiva, vocalises, dicção, projeção, extensão, flexibilidade, entre outros. Para um bom desempenho é interessante que você faça aulas de canto e técnica vocal. Cantar é uma arte e você é um instrumento. Portanto, procure manter seu "instrumento" afinado antes de usá-lo.

E lembre-se de que a hidratação das suas pregas vocais é de suma importância para a saúde da sua voz, por isso, nunca deixe de tomar muita água.

Karla Fioravante
Cantora, Musicoterapeuta e Psicanalista

www.karlafioravante.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.